Perguntas Frequentes

Inscrição

Como corrigir dados pessoais que foram cadastrados no momento da inscrição?


Caso o candidato preencha incorretamente algum dado pessoal na ficha de inscrição on-line, este deve enviar e-mail para atendimento@ibade.org.br para solicitar a correção, anexando documentos oficiais que comprovem o dado que deseja corrigir.

É possível realizar o pagamento da taxa de inscrição com o boleto vencido?


Não é possível realizar o pagamento. Caso o boleto gerado no momento da inscrição não seja pago até a data de vencimento nele especificada, o candidato deve acessar o site do Ibade para gerar a 2º via do boleto, que terá nova data de vencimento.

O que acontece caso o candidato pague duas taxas de inscrição do mesmo concurso, cujas provas forem aplicadas no mesmo dia e turno?


O candidato que efetuar o pagamento de mais de uma taxa de inscrição, cujas provas forem aplicadas no mesmo dia e turno, terá sua primeira inscrição automaticamente cancelada, não havendo ressarcimento do valor pago. Neste caso, a segunda inscrição será mantida.

O Ibade ressarce o pagamento da taxa de inscrição?


A importância recolhida, relativa à inscrição, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do concurso público, exclusão do cargo oferecido ou em razão de fato atribuível somente à Administração Pública.

Etapas

Como visualizar o local e horário da aplicação das provas?


As informações sobre locais e horários de aplicação das etapas serão divulgadas no site do Ibade, nas datas previstas no cronograma do concurso. Para realizar Prova Objetiva, os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), a ser disponibilizado no site do Ibade, na data prevista do cronograma do concurso, constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva. Clique no link COCP, localizado na página inicial do concurso e no menu Convocações. Caso prefira, acesse o link no menu Convocações.

O que o candidato deve fazer em caso de perda, roubo ou furto do seu documento de identificação?


Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias. Na ocasião será submetido à identificação especial, compreendendo coletas de assinaturas em formulário próprio para fins de Exame Grafotécnico e coleta de digital.

Como apresentar recurso contra questões da prova?


O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, em relação a qualquer das questões da Prova Objetiva, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão. Admitir-se-á para cada candidato um único recurso por questão, o qual deverá ser enviado via formulário específico disponível on-line no site www.ibade.org.br, que deverá ser integralmente preenchido, sendo necessário o envio de um formulário para cada questão recorrida.

Contatos

Este campo possui recurso de auto complete

Este campo deve conter 7 digitos