Perguntas Frequentes

Inscrição

Como alterar dados pessoais cadastrados errados na inscrição?


Caso o candidato preencha algum dado pessoal da inscrição incorretamente, este deve mandar um e-mail para atendimento@ibade.org.br solicitando a mudança, anexando documentos oficiais que comprovem o dado que deseja corrigir.

É possível fazer a inscrição para mais de um cargo?


Será facultado ao candidato, inscrever-se para mais de um cargo, desde que não haja coincidência nos dias e turnos de aplicação das Provas. Para se inscrever para mais de um cargo, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição para cada cargo escolhido e pagar o valor da inscrição correspondente a cada opção. É de responsabilidade integral do candidato o pagamento correto do valor da inscrição, devendo o mesmo arcar com ônus de qualquer divergência de valor.

É possível realizar o pagamento da taxa de inscrição com o boleto vencido?


Não, caso o boleto gerado no momento da inscrição vença o candidato deve acessar o site do Ibade para gerar a 2º via do boleto com uma nova data de vencimento.

que acontece caso o candidato pague duas inscrições com provas no mesmo turno e horário?


O candidato que efetuar o pagamento de mais de uma inscrição, cujas provas forem aplicadas no mesmo dia e turno, terá sua primeira inscrição automaticamente cancelada, não havendo ressarcimento do valor pago, neste caso a segunda inscrição será mantida.

Ibade ressarce o pagamento da inscrição?


A importância recolhida, relativa à inscrição, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do Concurso Público, exclusão do cargo oferecido ou em razão de fato atribuível somente à Administração Pública.

Etapas

Como visualizar o local e horário da aplicação das provas?


As informações sobre os locais e os horários de aplicação das etapas serão divulgadas no site do Ibade. Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site do Ibade. Entre na página inicial do concurso e clique no link do COCP ou acesse menu convocações na página inicial do concurso.

Quais os materiais que são autorizados durante a realização das provas?


Na realização da Prova Objetiva, o candidato deverá, ainda, obrigatoriamente, levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, não podendo utilizar outro tipo de caneta ou material.

Quais documentos serão aceitos como documentos oficiais de identidade?


Serão considerados documentos oficiais de identidade:
- Carteiras expedidas pelas Forças Armadas, pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens e Conselhos de Classe) que, por Lei Federal, valem como identidade;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura;
- Carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; - Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto).

O que o candidato deve fazer caso perca seu documento de identificação?


Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias. Na ocasião será submetido à identificação especial, compreendendo coletas de assinaturas em formulário próprio para fins de Exame Grafotécnico e coleta de digital.

Como entrar com recurso de questões da prova?


O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, em relação a qualquer das questões da Prova Objetiva, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão. Admitir-se-á para cada candidato um único recurso por questão, o qual deverá ser enviado via formulário específico disponível On-line no site www.ibade.org.br, que deverá ser integralmente preenchido, sendo necessário o envio de um formulário para cada questão recorrida. O formulário estará disponível a partir das 8h do primeiro dia até as 23h59min do último dia do prazo previsto no Cronograma Previsto do Concurso.

Atendimento Especial

Como obter atendimento especial no dia da realização das etapas?


Caso haja necessidade de condições especiais para se submeter à Prova Objetiva, o candidato deverá solicitá-las no ato da inscrição, no campo específico da Ficha de Inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais necessários, arcando o candidato com as consequências de sua omissão. O candidato deverá enviar laudo médico ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório, que ateste a necessidade de condição especial via SEDEX, para o IBADE,- Caixa Postal nº 105.737- devendo ser notificado ao IBADE seu envio, por meio de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@ibade.org.br, especificando o concurso, nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto. O candidato que deixar de entregar o laudo médico que justifique a necessidade do atendimento especial, não terá o pedido atendido. Os recursos especiais que serão disponibilizados aos candidatos mediante solicitação são: Tempo Adicional de Horário de Prova, Ledor, Prova Ampliada, Sala de Mais Fácil Acesso, Lactantes - Local para Acompanhante e Bebê, Intérprete de Libras, Auxílio para Transcrição, Prova em Braile, dentre outros.

É possível requerer atendimento especial após o ato da inscrição?


Sim, porém somente em causas transitórias. O candidato que, por causas transitórias ocorridas após o período de inscrição, necessitar de condições especiais para realizar a Prova Objetiva deverá, em até dois dias úteis antes da realização das provas, requerê-las ao IBADE por meio do e-mail: atendimento@ibade.org.br. O laudo ORIGINAL ou cópia autenticada em cartório atestando a necessidade especial, deverá ser entregue ao coordenador do IBADE no local de realização da prova.

É possível amamentar durante a realização das provas?


Sim, as candidatas lactantes que tiverem necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverão levar um acompanhante, maior de idade, que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança, não fazendo jus à prorrogação do tempo.

Ibade oferece provas em braile?


Sim, devendo o candidato solicitar esse recurso especial no ato da inscrição, nos termos do edital do concurso ou processo seletivo.

Contatos

Este campo possui recurso de auto complete

Este campo deve conter 7 digitos